Aposte na Chape pela Copa Suruga – Urawa Red Diamonds X Chapecoense

A Chapecoense

escreverá nesta terça-feira mais um capítulo de sua já rica história internacional, que começou com a Copa Sul-americana no ano passado, passou por uma grande tragédia no final da temporada e teve mais um capítulo na última segunda-feira quando o clube foi até o Camp Nou enfrentar o Barcelona em mais uma edição do Troféu Joan Gamper.

Agora tentando ter um final diferente do que foi o seu encontro contra o Barça, o time de Santa Catarina atravessa o mundo e vai até o Japão enfrentar o Urawa Red Diamonds pela 10ª edição da Copa Suruga Bank.

A Copa Suruga foi realizada pela primeira vez em 2007 e reúne anualmente o Campeão da Copa Sul-americana do ano anterior e da Copa da Liga Japonesa em um confronto único para definir quem fica com a taça.

E embora a Chapecoense tenha tentado abrir mão da disputa, tentando passar ao Atlético Nacional a honra de disputar o torneio por conta do calendário apertado que está tendo neste ano de 2017, o time brasileiro promete ir com tudo para a disputa de mais este título internacional para a sua história.

Por conta da campanha ruim que o time faz nesta edição do Campeonato Brasileiro o técnico Vinícius Eutrópio resolveu dividir o elenco e levou apenas 20 jogadores para o Japão, com o restante voltando para o Brasil para realizar treinamentos visando a continuidade do torneio nacional. Nomes como Alan Ruschel, Lourency e Victor Ramos sequer foram relacionados para a Copa Suruga e já estão em solo brasileiro.

A Chapecoense luta neste ano para fazer história e se tornar a segunda equipe brasileira campeã da Copa Suruga Bank. Na segunda edição do torneio o Internacional foi até Oita e venceu o Oita Trinita, os donos da casa por 2×1 com gols de Alecsandro e Andrézinho. O técnico do Colorado na época era Tite, que hoje comanda a Seleção Brasileira.

Em 2013 o São Paulo teve um dos piores anos de sua carreira e pela primeira vez em anos lutou contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, mesma situação que enfrenta neste ano. E mesmo assim o time teve que ir até o Japão por ter conquistado a Copa Sul-americana no ano anterior e acabou derrotado pelo Kashima Antlers por 3×2 com 3 gols de Osako, um marcado já nos acréscimos do jogo. O técnico campeão foi Toninho Cerezo, que anos antes foi campeão mundial pelo Tricolor.

Além de tentar se tornar o segundo clube brasileiro campeão da Copa Suruga a Chapecoense luta para empatar a disputa entre os sul-americanos e os japoneses, já que em 9 edições os donos da casa venceram em 5 oportunidades contra 4 títulos dos campeões da Copa Sul-americana.

Nas últimas 2 temporadas o River Plate venceu em 2015 e em 2016 foi o Independiente Santa Fé da Colômbia quem levou a melhor.

A partida entre Chapecoense e Urawa Red Diamonds acontece na manhã desta terça-feira dia 15 de agosto às 7 horas da manhã no Estádio Saitama 2002 em Saitama, mesmo estádio onde o Brasil venceu a Turquia na campanha do Pentacampeonato em 2002.